É dia de festa!
Se você está à procura de um registro único,
livre leve e solto,
sem muitas poses e protocolos, que capture
a essência da infância,
você encontrou!
A cobertura da festa
Fotografo de forma livre as situações e detalhes que acontecem à minha volta, sempre deixando as pessoas tranquilas para curtirem o dia.
Aliás, comigo é proibido perder metade da festa para ficar posando pra foto e passando de mesa em mesa.
Busco por cenas que ocorrem naturalmente, são essas memórias que certamente irão arrancar sorrisos e que trarão boas lembranças deste dia!
# a vida é curta e incrível demais para fazer pose
minha interação
O alicerce da minha fotografia é a brincadeira.
Respeito o ritmo e limites dos pequenos sem ficar forçando situações ou pedindo por sorrisos prontos.
Inclusive costumo falar que elas não precisam sorrir para a foto e que elas podem continuar brincando. E logo você me verá entrando junto na brincadeira.
Não existe sorriso mais bonito do que aquele que nasce a partir da diversão. Acredito muito em deixar a criança ser livre para explorar e se expressar.
E é nessa liberdade, quando ela pode ser quem ela é, que a beleza se manifesta.
Converso, provoco, conto piadas para os pequenos, invento desafios e histórias...
Em outros momentos também me distancio e deixo as crianças aproveitarem a festa com os amigos e familiares, e fico só espiando de fininho as artes mais arteiras que só elas sabem inventar e registrando os momentos espontâneos se desenrolarem naturalmente.
Depois volto a me aproximar e mergulho nessa bela dança cheia de tentativas e erros para me conectar com a criançada e captar os sorrisos e expressões que representam o jeitinho único de cada um.
Muitas fotos que você vê aqui no site foram conquistadas depois
de inúmeras tentativas com essa abordagem:
com brincadeira, liberdade, respeito e leveza!
E então quando a mágica acontece, estou pronta para fotografar.
Pela minha experiência quanto mais respeitarmos o tempo das crianças, mais elas irão colaborar.
A grande maioria não quer parar a brincadeira para tirar foto. Estou mais do que acostumada a me aproximar aos poucos, com respeito e compreensão, direcionando com leveza e brincadeira, sem pressão ou obrigações. Forçar nunca será um bom caminho e não trará o resultado esperado.
Sou especialista em falar
a linguagem das crianças:
a linguagem da brincadeira!
Por isso, peço para que você confie na condução do meu trabalho porque somente assim (indo com calma no ritmo do seu filho) conseguirei me conectar com ele e captar sua personalidade, seja ele mais extrovertido ou introspectivo, com todos os trejeitos dessa fase tão deliciosa e efêmera que ele vive hoje.
É no momento em que permitimos que as crianças sejam elas mesmas que conseguimos captar sua verdadeira essência.
E é assim que vou fotografar seu filho, registrando sua timidez, os olhares intensos e sinceros, as diversas carinhas divertidas que ele faz...
e também o auge da felicidade, com aquela carinha de sapeca-alegre com brilhinhos nos olhos, nos despertando um sorriso que mal cabe no rosto e que faz nosso coração bater mais forte só de ver!
cenas de festa
Além das sapequices, amo fotografar as interações entre as pessoas, especialmente dos pais com seus filhos, e dos avós corujas (sempre babões) com os netos.
É normal no dia você me ouvir falar para abraçar mais, apertar mais, dar mais e mais beijos... nunca é demais, não é verdade?
Minha dica para você como mãe e pai é que você se permita curtir o momento sem se preocupar com as fotos. Se entregue e viva o momento, brinque com seu filho, mesmo que seja um cheirinho rápido enquanto ele corre entre uma brincadeira e outra.
É nesse milésimo de segundo de um abraço surpresa que mora aquele sentimento eterno que querermos guardar.
Acho importante fazermos algumas fotos posadas com os principais familiares mas nada que tome muito tempo, será bem rápido e tranquilo, sempre com muita leveza.
Para as fotos posadas com os pais sugiro sempre um momento de interação com algumas dinâmicas de brincadeira (e sempre trago algumas cartas na manga de sugestão), assim conseguimos fotos mais descontraídas e espontâneas, com sorrisos sinceros e muita diversão!
E claro, o registro de várias outras situações da festa, dos detalhes da decoração e os convidados também não ficam de fora.
Sempre fico de olho nas situações onde o afeto e risadas brotam naturalmente.
Gosto de dar um atendimento especial para cada cliente, portanto antes da festa converso ao telefone para conhecer um pouco sobre a família e a criança e também ouvir suas expectativas e, claro, passar algumas dicas.
Onde estiver rolando farra e bagunça, pode contar que vou atrás para registrar toda e qualquer sapequice que só as crianças sabem fazer!
Bom... e alguns adultos também, não é mesmo?
Que tal entrar junto nessa brincadeira?
Recomendo que veja
estes links para conhecer melhor o meu olhar:
Muitas e muitas fotos de
diversas festas nesta galeria:
Para sentir a dinâmica em
um único evento:
festas no blog
Se você entrou em sintonia com meu
olhar e estilo de fotografar,
será um prazer
fotografar a
sua família!